5 dicas para um voo longo melhor e mais confortável

Uns amam voar, outros têm medo, outros apenas torcem para o tempo passar rápido e chegar logo e em segurança no destino final. Mas algo todos têm em comum: passam pelos mesmos desconfortos e inquietações que só um voo longo pode proporcionar. Confira dicas para um voo melhor e mais confortável e aproveite melhor o seu tempo no ar!

1 – Pesquise bastante antes de escolher a companhia, trechos e horários

Pode parecer bobagem, mas o primeiro passo para um voo mais confortável começa antes mesmo do embarque, começa na hora da compra da passagem. É muito importante analisar o que a companhia aérea oferece antes e durante o voo. Qual a configuração dos assentos dentro da aeronave, que tipo de entretenimento é oferecido a bordo, menu das refeições, etc.

Veja também se eles têm sala de espera VIP para clientes, pois, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso voar de primeira classe ou classe econômica para ter acesso a ela.  É possível pagar uma taxa, que varia de acordo com o aeroporto, e ter acesso a sala VIP com comida e bebida, wifi e poltronas super confortáveis, por exemplo.

Voos diretos são os melhores, claro, mas nem sempre é possível consegui-los, então pesquise bastante para achar aquele que melhor atenda e não te deixe horas esperando em alguma escala ou conexão.

2 – Escolha o assento de acordo com a sua prioridade

A configuração dos assentos do avião também pode influenciar no conforto a bordo. Em voos nacionais, os aviões contam com a configuração 3-3 (janela, meio e corredor) ou 2-2 (janela e corredor). Já em voos internacionais, o mais comum é encontrar a classe econômica dividida da seguinte maneira: 2-4-2, 3-3-3 ou 3-4-3.

As fileiras com apenas dois assentos costumam ser melhores. Quando se trata de fileiras com 3 assentos, o assento do meio é considerado a mais desconfortável. A escolha entre janela e corredor dependerá das prioridades de cada um. Quem gosta de apreciar a vista e não pretende ser incomodado, a melhor opção é janela. Quem prefere esticar mais as pernas, levantar algumas vezes durante o voo para se esticar e ir ao banheiro sem precisar pedir licença, a prioridade deve ser o corredor.

3 – Use roupas e sapatos confortáveis

Parece uma dica óbvia, mas imprevistos acontecem e, até uma viagem curta, pode se transformar em uma espera de horas. Por isso, a recomendação é que sempre se use roupas mais confortáveis, larguinhas e com tecidos mais macios.

Evitar usar peças muito justas, com muitos elásticos, sapatos com salto alto, também é uma ótima dica a ser anotada. Calças muito justas e sapatos apertados também não são uma boa ideia. Quando se está sentado por um longo período de tempo, o sangue se acumula nas pernas e pés, e essa migração das veias para os tecidos ao redor, causa o desagradável inchaço dos pés durante o voo. Um sapato desconfortavelmente apertado pode piorar a situação.

4 – O que levar na bagagem de mão e nécessaire

Esse tipo de voo mais longo é normalmente feito em período de férias e descanso, período também em que a duração da viagem, normalmente, é mais longa.  Portanto, a dica é comportar todas as peças de roupas, sapatos, acessórios e objetos diversos na mala despachada e levar apenas o indispensável na mala de bordo.

Recomenda-se carregar uma ou duas trocas de roupas, caso aconteça algum imprevisto com a mala despachada e todos os pertences. Além disso, uma nécessaire com produtos de higiene também é um item importante a ser colocado na mala de mão e/ou ou mochila/bolsa. Hidratante para mãos, lenços umedecidos, algodão, lenço demaquilante, filtro solar, escova e pasta de dentes. Cada um carrega consigo os itens que julgam ser mais importantes, só é preciso ter cuidado para não exagerar, pois existe limite de transporte de líquidos em bagagens dentro da aeronave.

5 – Máscara para dormir, protetor auricular e travesseiro para pescoço são aliados

Muitas vezes, o espaço dos assentos já não é suficiente para se acomodar, descansar e dormir direito.  Por isso alguns acessórios são aliados durante um voo longo, como a máscara para dormir, o protetor auricular e o travesseiro para pescoço.

A máscara, por exemplo, será muito útil quando o colega de fileira e vizinho do lado resolver ligar a luz da leitura bem na hora que você resolve tentar tirar um cochilo. Já os protetores auriculares são uma mão na hora na hora de proteger os ouvidos e abafar sons e barulhos indesejados da tripulação e passageiros. Por último, mas não menos importante, vem o travesseiro de pescoço e/ou travesseiro lombar. Ambos são acessórios que podem ajudar a evitar aquele torcicolo terrível e dores nas costas pós voo. Mesmo que tenha que carregá-los para lá e para cá junto com a sua bagagem de mão, são itens que valem o esforço!

Agora é só cuidar da alimentação e ter uma boa noite de sono, ao menos, no dia que antecede a viagem, lembrar de pegar remédios que poderão ser úteis como analgésico para dor de cabeça e solução nasal em gotas, preparar a mala de mão e nécessaire de acordo com as nossas dicas e esperar ansiosamente o dia do embarque. Fique tranquilo, você estará bem preparado! 🙂

 

Fontes:

Mala de Viagem (https://blogmaladeviagem.com.br/2018/07/10-dicas-para-um-voo-melhor/)

Todos à bordo (https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2017/07/26/veja-5-dicas-para-deixar-seu-voo-mais-confortavel-ate-na-classe-economica/)

Roncato Brasil (https://blog.roncatobrasil.com.br/2017/10/11/principais-dicas-para-se-preparar-para-voos-longos/)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sestini Mercantil LTDA – CNPJ: 00.501.618/0001-35
Endereço: Avenida Paschoal Thomeu, 1141, Galpão 100
Bairro: Vila Nova Bonsucesso CEP: 07175-090 Guarulhos – SP – Telefone: 11 – 2488-2010
Sestini® 2017. Todos os direitos reservados.