8 dicas para levar seu Pet em viagens

Viajar é bom. Viajar com companhia, amigos e família é melhor ainda, mas se puder levar o animal de estimação, aí não tem preço! Curtir as férias, o feriado ou final de semana em um local diferente com o pet é primordial para muitas pessoas, porém levar o cachorro ou gato, por exemplo, para uma viagem requer, além de algumas reflexões e pesquisa, alguns cuidados bem importantes.

Confira um checklist destes detalhes para que você leve seu pet com segurança e conforto.

Levar ou não?

O primeiro a se pensar é se a viagem será uma diversão também para o seu bichinho. Se ele já está acostumado tudo bem, mas sendo uma novidade, vale pensar se você conseguirá dar toda atenção necessária que ele precisa. Além disso, veja questões de proteções para ele: medicações contra parasitas (comuns em praias) e outras necessidades que o veterinário pode indicar e orientar.

Saúde em dia

Por falar em veterinário é muito importante que seu animalzinho esteja com as vacinas e os remédios para vermes em dia.  

Viagem de avião

Os passageiros podem levar cães e gatos de pequeno porte dentro da cabine. Eles devem ter mais de quatro meses de idade e não podem pesar mais de 10 kg – contando com a caixa de transporte.

Um ponto de atenção é que animais braquicefálicos, com focinho diminuído ou achatado, têm maiores problemas com viagens de avião já que o ar é despreparado e rarefeito. Muitas companhias aéreas nem autorizam o embarque. Assim, consulte a companhia escolhida, elas geralmente têm um manual para isso.

Documentos

Se a viagem é internacional, também é possível emitir um passaporte para cães e gatos que valerá por toda a vida do animal (não necessitando de reemissão ou renovação) e substitui o Certificado Veterinário Internacional (CVI), que deve ser reemitido a cada viagem. A diferença é que o certificado é aceito em, praticamente, todo o mundo, enquanto o passaporte só vale dentro do Brasil e nos países do Mercosul.

Caixa de transporte ou Pet Contêiner

É bem similar a uma mini casinha, mas tem bichinhos que não gostam tanto assim, por isso, ela deve ser bem ventilada com dimensões que permitam que o animal fique de pé e consiga dar uma volta completa ao redor de si mesmo dentro dela. Quanto ao material, deve ser resistente, por conta de impactos. Lembre-se de que o piso deve absorver fezes e urina.

Viagem de ônibus

Se você for de ônibus, deve comprar a sua passagem e a de seu bichinho. Leve o atestado de saúde dele em mãos e a caixa de transporte que deve ser acomodada ao seu lado na poltrona. Vale lembrar que o passageiro com deficiência visual tem direito de viajar com o seu cão-guia sem pagar a mais pela passagem de ônibus.

Viagem de carro

Antes de tudo é bom esclarecer que, por lei, é permitido que os animais viagem no carro, porém com devida segurança. Mantenha o bichinho preso a cintos especiais, casinhas ou cadeiras adequadas, no banco de trás. A posição dele não deve desviar sua atenção nem comprometer a segurança do veículo ou dos passageiros. Ele não deve, jamais, ficar solto no carro ou no colo. Sendo o trajeto muito longo, vale deixá-lo em jejum, isso por que ele pode ficar enjoado. Use as paradas da viagem para dar uma volta com ele, principalmente sendo um animal de grande porte. Aproveite para hidratá-lo e levá-lo para fazer suas necessidades.

Acessórios

O primeiro e mais importante é a plaquinha de identificação, assim nem ele e nem você correm riscos, depois o pet também pode ter sua própria malinha com seus brinquedos (que podem ajudar a aliviar o estresse da viagem e fazê-lo se sentir em casa). Vale lembrar que a alimentação e a medicação também merecem um transporte especial, de preferência em uma bolsa térmica adequada para cada caso.

Aproveite as dicas e boa viagem!

 

Fontes:

https://www.proteste.org.br/animais-de-estimacao/gatos/noticia/como-transportar-seu-pet-em-viagens

https://doutormultas.com.br/transportar-cachorro-viagem-carro/

http://www.granvitapet.com.br/area-pet/dicas/10-dicas-para-quem-vai-viajar-de-carro-com-seu-animal-de-estimacao/3

https://www.caes-e-cia.com.br/materias/ler-materia/480/levar-ou-nao-o-pet-na-viagem-de-ferias

https://www.petlove.com.br/dicas/como-viajar-com-seu-cachorro-de-carro-onibus-e-aviao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sestini Mercantil LTDA – CNPJ: 00.501.618/0001-35
Endereço: Avenida Paschoal Thomeu, 1141, Galpão 100
Bairro: Vila Nova Bonsucesso CEP: 07175-090 Guarulhos – SP – Telefone: 11 – 2488-2010
Sestini® 2017. Todos os direitos reservados.