A importância de carregar a mochila da maneira correta

A musculatura das nossas costas é 40% mais forte do que a nossa musculatura abdominal, representando a musculatura mais forte do nosso corpo, por isso ela suporta bem o peso e é nas costas que costumamos colocar o que precisa ser carregado.

Mas, todo cuidado é pouco quando o assunto envolve peso e postura. Por isso é muito importante, desde cedo, atentar-se a maneira correta de carregar a mochila e, além disso, ficar de olho em exageros de quantidade de acessórios transportados e seu respectivo peso, assim evitando prejuízos, a curto ou longo prazo, na coluna.

De olho na postura

O cuidado precisa começar cedo, pois as crianças, além de não terem a estrutura óssea 100% definida, têm muito menos força e resistência que adultos. Isso, no entanto, não muda os riscos que uma mochila pode oferecer ao usá-la de maneira errada, independente da estrutura óssea e da idade de quem a sua.

A mochila de costas é desenvolvida com duas alças, justamente para que a carga seja dividida igualmente em cada ombro, sem sobrecarregar qualquer um dos lados. Quando não usada corretamente, todo peso é direcionado a apenas um lado, fazendo com que, naturalmente, quem a usa force esse mesmo lado a fim de equilibrar o corpo e sustentar a mochila.

Outra questão igualmente importante é a postura: além de usar corretamente as duas alças, manter uma postura ereta, evitando uma recorrente curvatura da coluna, é fundamental para  fugir dos temidos “efeitos colaterais” que uma mochila utilizada de forma errada pode proporcionar, como dores nas costas e desvios na coluna vertebral.

Posicionamento ideal e peso correto

A rotina de carregar peso pode acarretar problemas à saúde, comprometendo a qualidade de vida e a mobilidade futura. Por isso é tão importante preocupar-se com limite de peso e posicionamento correto da mochila no ombro e costas.

A recomendação é para que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal da pessoa que a esteja usando. Além disso, é importante arrumar os objetos dentro da mochila de forma que os itens mais pesados fiquem no fundo e mais próximos ao corpo, com a mochila posicionada cerca de 8 centímetros acima da cintura.

Escolhendo o modelo certo

A escolha da mochila ideal gira, primeiramente, em torno da necessidade. Hoje é possível encontrar uma infinidade de modelos disponíveis no mercado, dos mais variados tamanhos, materiais, com diversos compartimentos e funcionalidades. É importante escolher aquela que se adeque melhor a sua necessidade, aliando qualidade, beleza e conforto, com o intuito de facilitar a sua rotina sem comprometer a sua saúde.

A Sestini tem uma enorme variedade de mochilas para atender as mais diversas necessidades. Conheça todas aqui.

Fontes:

Ortopedia e Saúde (http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php/artigos/43-na-volta-as-aulas-e-importante-carregar-corretamente-a-mochila)

Mundo Simples (https://www.mundosimples.com.br/educacao-dicas-12-dicas-uso-mochila.htm)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sestini Mercantil LTDA – CNPJ: 00.501.618/0001-35
Endereço: Avenida Paschoal Thomeu, 1141, Galpão 100
Bairro: Vila Nova Bonsucesso CEP: 07175-090 Guarulhos – SP – Telefone: 11 – 2488-2010
Sestini® 2017. Todos os direitos reservados.