A origem da mochila e sua evolução

Com o passar do tempo, a necessidade de levar tudo em um único local transformou a mochila na escolha número 1 de homens e mulheres. Por questões de praticidade, conforto e estilo, ela também tem ganhado formas e recortes diferenciados, harmonizando moda e praticidade.

Indo além, agora pensando nos benefícios que um boa mochila oferece, surgem dúvidas sobre o processo de criação deste item e mais: você saberia responder qual a origem da mochila ou quem foi o primeiro a usar? Descubra com a gente!

Quando ela surgiu?

Registros contam que tudo começou com a civilização Asteca. Sem os animais de carga e veículos com roda, eles carregavam os pertences nas costas por longas distâncias utilizando um compartimento de carga que era feito, inicialmente, de dois robustos bastões verticais com a largura de  um corpo. Ela tinha marcações horizontais, o peso era distribuído entre as costas e cabeça do carregador, e uma das alças de sustentação passava por sua testa.

Há também a versão do item criada pelos africanos. Compartimentos de cargas eram produzidos a partir de emendas de peles de animais considerados poderosos, fortes ou dignos de respeito. Neles eram transportados, inicialmente, comidas em geral, água e, eventualmente, as crianças.

Por que “mochila”?

Na obra “A Origem da Palavra” consta que  “mochila” vem da época em que os escravos romanos, para se distinguirem de pessoas livres, tinham o cabelo raspado. Como na época era imponente ter o cabelo comprido, aqueles que tinham seu cabelo cortado eram chamados de mutilus, “mutilados”, como se tivessem perdido uma parte do corpo. Nessa construção, a mochila era parte essencial do escravo que carregava as necessidades dos “patrões”, assim ela passou a ser chamada também tem mutilus.

Já segundo a etimologia da palavra, o termo mochila vem do espanhol, derivado de “mochi” que significa mensageiro.

Evolução

Outros registros contam que o início da modernidade para as mochilas veio em 1906,  a partir de uma edição da revista americana Outing Magazine, que ensinava a “dobrar uma coberta de forma que virasse um pacote para carregar nas costas”.

Do saco com amarrações a modelos mais contemporâneos, a mochila passou por uma grande evolução. Ganhou bolsos, recortes, tecidos diferenciados, cores, estampas e modelos adequados para cada fase e idade.

Chegando aos anos 80, elas já tinham o tecido maleável e alças mais finas. Dos anos 90 até 2000,  já seguiam as tendências da moda, sendo estilizadas com recursos e materiais usados em bolsas normais, como o couro e outros tecidos sintéticos.

Modernidade

A mochila hoje é produzida em diversos materiais: polietileno com estruturas de fibra de vidro ou de carbono, nylon ou poliéster, couro ou PU (um material que imita o couro, porém sustentável). Alguns modelos possuem  também estampas em serigrafia ou bordados e vários compartimentos diferenciados. Muitos outros são criados com viés de sustentabilidade, pensando no meio ambiente e no melhor uso para consumidores, inclusive na forma como as pessoas carregam e utilizam suas mochilas.

Como usá-la corretamente

Pensando em saúde e lembrando de como os escravos carregavam as mochilas iniciais, com o peso sobreposto às costas e sua consequência a médio e longo prazo, existe até mesmo a forma correta de se carregar a mochila: sempre pelas duas alças! Os modelos criados atualmente são mais anatômicos, reforçados e confortáveis, prezando pela saúde de todos que as carregam.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a origem e a história da mochila, está na hora de escolher a sua! Confira os diversos modelos e variedades da Sestini acessando aqui.

Fontes:

http://origemdapalavra.com.br/palavras/mochila/

https://prezi.com/x_oq-2-t1fin/a-historia-e-o-uso-da-mochila/

https://www.paraoscuriosos.com/a3835/para-que-serve-o-aplique-com-furos-de-sua-mochila

2 thoughts on “A origem da mochila e sua evolução”

  1. Oração says:

    Ola. Obrigado.este é um grande recurso.

    1. Márcio P. Bührer says:

      Ficamos felizes que tenha gostado de nosso conteúdo.
      Fique de olho nos próximos 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sestini Mercantil LTDA – CNPJ: 00.501.618/0001-35
Endereço: Avenida Paschoal Thomeu, 1141, Galpão 100
Bairro: Vila Nova Bonsucesso CEP: 07175-090 Guarulhos – SP – Telefone: 11 – 2488-2010
Sestini® 2017. Todos os direitos reservados.