Entrevista com Alexandre Benedek – Fundador da Sestini

Nosso fundador Alexandre Benedek contou para a revista Licensing Brasil seus segredos de negócio, que fazem da Sestini uma das maiores marcas do ramo. Confira entrevista completa:

Alexandre Benedek

Formação: Bacharel em Ciências Políticas e Psicologia.
Empresa: Sestini.

Cargo: Sócio-fundador e diretor comercial.

Profissional do mercado de licenciamento há: 20 anos.
Filosofia: Aprendi com meu pai que nosso nome vem antes de tudo. Então, cuidamos muito da reputação da empresa e de nossa marca.

Da cabine de controle: Não se contente em apenas seguir o mercado. Inove, faça diferente, pense no amanhã. Infelizmente, muitas empresas ainda acreditam que trabalhar com licenciamento se resume em estampar seu produto com uma marca que tenha appeal. Mas isso não é suficiente.

Prós e contras do mercado brasileiro: Para dar certo no Brasil, é necessário ter o “espírito de surfista”. Nosso país é um mar bem agitado. Portanto, é preciso ter paciência e esperar pela onda certa. Empresas que constroem uma estrutura sólida são sempre as que estarão mais preparadas para enfrentar as crises.

Minha referência: O consumidor. Aprendi a ouvi-lo com atenção. Sempre que posso, vou pessoalmente ao PDV e fico assistindo ao processo de compra. Podemos aprender muito se soubermos observar o que chama a atenção dele, como mexe no produto, seus comentários. Essa é uma experiência enriquecedora e deve ser valorizada pelos executivos.

Melhor ferramenta de marketing: Construir uma marca forte que dê credibilidade ao produto e o diferencie da concorrência. Não adianta ser bom. O consumidor e o mercado têm que enxergar seu produto como superior e diferenciado em relação aos demais.

Equipe treinada é sinônimo de: Muito trabalho antes e ótimos resultados depois.
Lição de vida: Respeite todas as pessoas, mas se esforce para tratar a sua equipe de forma ainda mais especial do que trata o seu cliente. Ninguém constrói uma grande empresa sozinho e, para conseguir formar uma boa equipe, é preciso oferecer um ambiente saudável, de respeito e confiança.

Oportunidades geradas pela empresa para o Brasil: Nosso objetivo é entregar ao consumidor o melhor produto pelo melhor preço possível. A relação custo x benefício é nossa prioridade e, certamente, beneficia o País.

Tenho orgulho: Construímos grandes parcerias duradouras ao longo dos anos. Nos
diferenciamos pelo enorme cuidado que temos na criação de cada produto. Distribuímos diretamente nossas linhas para cerca de 8 mil pontos de venda – possivelmente somos a empresa com maior capilaridade de distribuição no nosso segmento.

Palpite: Sou um eterno otimista. Acredito que o Brasil tem jeito, mas o mercado tende a ficar ainda mais seletivo e exigente. Haverá uma redução de players, assim como acontece em mercados mais maduros.

Pretendo: Continuar investindo muita energia em nosso projeto de varejo, com a rede de lojas Sestini. Terminamos 2016 com 18 lojas, além do e-commerce que está crescendo muito, sem concorrer com os preços do varejo multimarcas. Esse braço varejista nos fortalece como marca e permite que a Sestini esteja próxima do consumidor e de suas demandas, que, aliás, mudam a cada dia.

Revista Licensing Brasil
pág. 40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sestini Mercantil LTDA – CNPJ: 00.501.618/0001-35
Endereço: Avenida Paschoal Thomeu, 1141, Galpão 100
Bairro: Vila Nova Bonsucesso CEP: 07175-090 Guarulhos – SP – Telefone: 11 – 2488-2010
Sestini® 2017. Todos os direitos reservados.