Por que investir em uma franquia?

Quem nunca pensou em ter um negócio próprio e iniciando numa marca já formatada, pronta para apoiar o franqueado em todos os aspectos relacionados ao negócio? Pois é o grande objetivo de quem busca um negócio por meio do formato de franquias. Um dos grandes objetivos de quem procura empreender, seja iniciante ou investidor mais experiente, é diminuir ao máximo possível o risco do negócio. Os investidores buscam cada vez mais segurança para investir seu capital. O modelo de franquia é um modelo de transferência de conhecimento e know-how testado e comprovado. Por conta disso, apresenta um menor risco.

Este formato permite ao investidor receber definições prontas do business, seja de Produtos, Ponto de venda, Preços e Promoções, além de apoiar em todos os processos importantes do dia a dia da operação, como Finanças, Contabilidade, Fiscal, Tecnologia, RH e Logística. Em muitos casos, quando há interesse de um investidor, inicia-se um processo de test-drive, onde o objetivo é entender através de uma entrevista se o interessado possui as características desejadas para se tornar um franqueado da marca. Posteriormente, se o resultado for positivo, é feita a busca de oportunidades e montagem de um Business Plan da possível loja em negociação. Com a evolução de todas essas etapas, é iniciado o processo de alinhamento e treinamento com o novo parceiro, passando por todos os passos para a gestão do negócio.

Outro ponto importante para se avaliar em uma franquia, é entender se a marca é conhecida no mercado, em seu segmento. Quando a marca já está bem estabelecida em seu território de atuação, ela acaba passando mais credibilidade e confiança para quem busca uma franquia para investir.

A marca franqueadora também é uma variável importante para avaliação, afinal, o relacionamento será constante no dia a dia. Mais importante que investir em um negócio de sucesso é entender com quem você estará se relacionando e compartilhando seus interesses por longa data. Uma boa franqueadora é aquela que sempre está disposta a ouvir críticas, sugestões ou até elogios da sua rede de franqueados. É essencial que haja constante comunicação entre os parceiros com o objetivo de alinhar as estratégias do negócio e compartilhar experiências vivenciadas em campo.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o desempenho do Franchising brasileiro apresentou um crescimento em faturamento de 8,3% em 2016. Já no 2º trimestre de 2017 o faturamento apresentou um crescimento de 6,8%. A projeção de crescimento de faturamento para o franchising brasileiro em 2017 está entre 7% a 9%

Anderson Abreu, Responsável pelo Canal Varejo Sestini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sestini Mercantil LTDA – CNPJ: 00.501.618/0001-35
Endereço: Avenida Paschoal Thomeu, 1141, Galpão 100
Bairro: Vila Nova Bonsucesso CEP: 07175-090 Guarulhos – SP – Telefone: 11 – 2488-2010
Sestini® 2017. Todos os direitos reservados.