Redes sociais e o mundo executivo

Hoje em dia, uma rede social é muito mais do que um ponto de partida de comunicação. O perfil é uma espécie de cartão de visita e, muitas vezes, pode até ser visto profissionalmente como um currículo.

Por esse motivo,  o comportamento nas redes sociais de executivos e líderes de companhias deve ser mais cauteloso, seguir algumas regras de etiqueta e, principalmente, tomar cuidado com exposições e ideologias.

Confira algumas dicas de como executivos devem se comportar no mundo virtual, com o intuito de  construir novas relações e parcerias para o trabalho.

Verifique as fontes

Para não cair nas famosas fake news, lembre-se de consultar a fonte da informação antes de compartilhá-la. Se mesmo assim estiver com incerteza quanto a veracidade da notícia, deixe-a de lado.

Preste atenção na gramática

Erros de ortografia e concordância não são bem vistos na comunidade. Faça o uso de dicionários e corretores ortográficos quando tiver dúvida.

Tenha bom senso

Preste atenção em como expressar as suas opiniões nas redes sociais: cuidado com palavrões, piadas de mau-gosto e comentários preconceituosos ou sexistas.

Demonstre as suas opiniões com cautela

Seguir fanpages e perfis no Instagram e Facebook, por exemplo, demonstram seus gostos, interesses e preferências. Comunidades como “odeio meu trabalho” ou “sou muito preguiçoso”, dão sinais de que tipo de profissional você é.

Não divulgue informações que não são públicas

Caso você queira divulgar qualquer tipo de dado do estabelecimento em que trabalha, é aconselhado solicitar uma permissão da empresa antes de fazer qualquer tipo de publicação.

Não reclame nas redes sociais

É comum observar algumas pessoas desabafando sobre o seu dia no Facebook, Instagram ou Twitter.  Porém essa prática não é indicada e deve ser evitada, afinal, não é agradável ver alguém dizendo frases como: “não aguento mais o meu chefe” ou “quero muito mudar de emprego”.

Siga a proposta de cada rede social

Cada rede social tem uma função diferente, desta forma, os executivos devem se comportar de acordo com cada uma delas. O Linkedin, por exemplo, é uma plataforma que exige mais profissionalismo, sendo assim é indicado compartilhar apenas conteúdos relacionados ao trabalho.

Um perfil profissional é analisado dentro e fora do ambiente de trabalho, por isso refletir antes de fazer uma postagem nas redes sociais é tão importante. Siga as dicas Sestini e não cometa erros! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sestini Mercantil LTDA – CNPJ: 00.501.618/0001-35
Endereço: Avenida Paschoal Thomeu, 1141, Galpão 100
Bairro: Vila Nova Bonsucesso CEP: 07175-090 Guarulhos – SP – Telefone: 11 – 2488-2010
Sestini® 2017. Todos os direitos reservados.